Uma das questões mais recorrentes ao se contratar um financiamento é “qual dos sistemas de amortização é mais vantajoso”. Uma breve pesquisa na Internet nos mostra uma série de explicações, mas apenas um punhado delas é de simples compreensão para quem precisa saber o que fazer na hora de contratar seu financiamento. Por isto preparamos um infográfico comparativo, que oferece uma perspectiva sucinta e didática para o consumidor em vias de tomar sua decisão. Para quem quer saber o que é cada um dos sistemas, aí vai…

Tabela Price: As prestações calculadas neste sistema são constantes. Cada prestação é composta de uma cota de amortização e juros, que variam em sentido inverso ao longo do prazo de financiamento. A prestação inicial tende a ser menor, é só é aumentada em razão da aplicação da TR. Outro ponto importante a destacar, é que só se percebe a diminuição do Saldo Devedor, com aproximadamente 50% das prestações pagas.

SAC (Sistema de Amortização Constante): Trata-se do sistema atualmente mais utilizado pelos bancos. Ao longo do prazo a amortização é constante, reduzindo o principal. Como os juros são calculados com base no principal, este tende a ser decrescente. Assim, neste sistema a parcela inicial é maior, porém decresce ao longo do prazo. O Saldo devedor decresce a partir do 1º pagamento das prestações.

Veja e baixe os infográficos!

 

sac_ou_price_dois_irmaos_rs
2


Lucas Wendling

Corretor de Imóveis, empreendedor e entusiasta das relações digitais.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.