Matéria De odiario.net

A prefeita Tânia da Silva (MDB) assinou na segunda-feira, dia 2, um decreto de Lei que determina um prazo de seis meses para a conclusão do novo Plano Diretor de Dois Irmãos. Com isso, todas as obras de construção de prédios de três pavimentos ou mais não poderão mais acontecer até que a revisão do plano seja concluída. Enquanto isso, a prefeitura não irá receber protocolos dos projetos de construções novas, ou seja, o horizonte de edifícios que muda a cada pouco tempo na cidade vai deixar de sofrer alterações, pois, em resumo, não estão permitidos novos prédios até o termino do trabalho e do que for decidido até lá.
A chefe do Executivo explica os motivos para o decreto. “Fizemos isso pensando no nosso município. Nosso primeiro Plano Diretor foi feito em 1996 e, por Lei, a revisão precisa acontecer a cada 10 anos. Em 2006 houve essa revisão. Em 2016, como era ano eleitoral e, eu como prefeita e candidata à reeleição, a orientação é de que a revisão acontecesse em 2017”, explicou.

Veja a matéria completa do jornal impresso AQUI: NOVO Plano Diretor DI 4 de jul de 2018

 

Opiniões Divididas

É natural que as opiniões sejam as mais diversas. Por um lado, construtores e investidores do mercado imobiliário avaliam com extrema preocupação as mudanças previstas no Novo Plano Diretor. Em particular, a redução para 6 pavimentos e mínimo de 2 vagas por unidades em apartamentos, tornarão o investimento consideravelmente maior, fazendo os preços subirem e colocando a viabilidade de novos empreendimentos em cheque (redução da oferta).

Já uma maioria expressiva de pessoas com quem conversamos, enxerga os novos limites do Novo Plano Diretor como positivos para a cidade, o que torna a aprovação pela Câmara altamente provável.

A população de Dois Irmãos presenciou um crescimento acelerado no últimos anos, com  uma descaracterização da cidade. Alem disso, é consenso que se perdeu em qualidade de vida, com aumento do trânsito, do barulho, da criminalidade e mudança na paisagem, que perde gradualmente seu charme e beleza.

Um ponto crucial apontado por profissionais de arquitetura e engenharia é o esgoto. Em diversos pontos já existem problemas sérios que decorrem do crescimento acelerado e sem planejamento. A preocupação com investimentos em infra-estrutura (que não acompanham o investimento imobiliário) é igualmente apontada por todos estes profissionais, que preveem o surgimento de graves problemas no curto prazo, caso o crescimento imobiliário siga naquele ritmo que vinha.

 

O Que Esperar

Até a revisão do Plano Diretor e sua posterior votação na Câmara, teremos uma estagnação na oferta de imóveis novos em Dois Irmãos. Com a certeza por parte dos envolvidos no apoio da população, a aprovação dos pontos mais importantes no Novo Plano Diretor irá trazer um crescimento mais ordenado e pensado para Dois Irmãos.

A conseqüência econômica disso no mercado imobiliário é uma alta nos preços, decorrente de uma menor oferta de imóveis, somada ao aumento no investimento para custear novos empreendimentos.

Então fica a dica… A melhor hora para comprar seu imóvel em Dois Irmãos é AGORA!

 


Lucas Wendling

Corretor de Imóveis, empreendedor e entusiasta das relações digitais.

Comentários

Comente! Sua opinião é importante.

Your email address will not be published.