Como Investir em Imóveis

Sejam empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos, os imóveis são uma das formas mais tradicionais de investir em períodos de crise.

Todo problema é uma oportunidade disfarçada.

É possível notar isso fazendo um exercício muito simples: Pare por um minuto e reflita se você conhece alguém rico que não tem pelo menos parte de seu patrimônio investido em imóveis.

E aí? Provavelmente a resposta será não. Então podemos continuar daqui. Confira abaixo, alguns dos preciosos motivos pelos quais vale a pena investir em imóveis em períodos de crise.

1. Renda

Possibilidade de ganhar dinheiro sem precisar trabalhar. Investir em imóveis permite que você desenvolva uma renda passiva, ou seja, uma forma de ganhar salário sem que algo dependa exclusivamente de seu esforço ou atividade.

2. Segurança

Todos nós precisamos de um lugar para morar, trabalhar, fazer as compras do mês, banco, academia, clubes, etc. Em todas estas atividades em nossas vidas, sempre existe um imóvel envolvido. É sempre bom ter para onde voltar. Sendo assim, mesmo em momentos de crise, sempre existirão demandas por imóveis.

Outra vantagem, é que este tipo de investimento é imune a quebras de bancos e não pode ser congelado pelo governo, como a poupança. Por isso, historicamente é a forma de investimento mais estável, especialmente em um país que vive tantas eras de instabilidades como o nosso.

3. Proteção de inflação

O custo das parcelas da compra de um apartamento, o valor de aluguéis entre outros pagamentos e transações do mercado imobiliário são atualizados pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), uma espécie de medidor de inflação de preços no setor da construção civil.

Com isso, investir em imóveis, vai proteger de forma direta o poder de compra de seu dinheiro.

4. Potencial de valorização

Segundo o IBGE, existe um déficit habitacional no Brasil de 5,5 bilhões de residências. Este dado somado ao aumento populacional, gera um aumento contínuo na demanda por imóveis, promovendo um efeito de aumento na procura e também a valorização de imóveis existentes.

Alguns fatores potencializam ainda mais essa valorização, como por exemplo, projetos arquitetônicos diferenciados.

5. Valorização da região

Este talvez deveria ser o número 1 da lista. Isto porque ❤️ Dois Irmãos é um verdadeiro oásis no deserto dessa crise, sendo cada vez mais procurada como uma alternativa a grandes centros urbanos, e mesmo cidades vizinhas.

Ao escolher um imóvel para investir, analise a região em que ele se encontra e dê preferências para cidades e bairros que tenham um bom potencial para valorização, de forma que o seu futuro imóvel se beneficie disso.

6. Formação de patrimônio

Nem todo mundo tem disciplina para guardar uma quantia em dinheiro todo mês ou fazer uma aplicação financeira, mesmo sabendo da importância desta conduta para formar um patrimônio para o futuro.

Contudo, quando se adquire um imóvel financiado, você sempre terá aquele valor ‘x’ para pagar mensalmente, portanto, a disciplina financeira será maior.

Sendo assim, investir em imóveis, te ajudará a desenvolver um compromisso financeiro e aquele investimento programado renderá frutos, obtendo uma renda de aluguel, ou revendendo mais tarde, embolsando um ganho de capital.

7. Proteção para a família

Os imóveis também podem funcionar como uma fonte de renda segura para sua família em casos de situações delicadas. Se você vier a faltar e possuir imóveis alugados, que gerem renda, este valor poderá suprir pelo menos parcialmente as necessidades e garantir a sobrevivência de sua família em uma fase difícil. Além de que, serão uma boa herança para seus descendentes, auxiliando-os na construção de seus próprios patrimônios, uma vez que imóveis têm uma enorme durabilidade.

 

8. Diversificação

O investimento em imóveis é muito usado para variar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores, possuem pelo menos uma parte de seu dinheiro alocado em imóveis.

Gerar renda a partir de aluguéis pode ser um excelente negócio. Existem alguns casos famosos de como isso alavancou patrimônios e até mesmo a operação de algumas empresas.

9. Benefícios fiscais

Dependendo da forma como você investe, pode obter vários benefícios fiscais como juros de hipotecas, despesas operacionais, seguros e depreciação.

Para quem vende imóveis, há isenção de imposto de renda caso a pessoa use todo o seu dinheiro de venda na aquisição de outro imóvel residencial no país em até 180 dias.

Existe também a isenção de IR do valor da venda caso ela seja de até R$440 mil reais, mesmo que não haja nenhuma compra subsequente e desde que o proprietário não tenha vendido outro imóvel nos últimos cinco anos. (Estas isenções são válidas para imóveis residenciais).

Agora que você já conferiu algumas das vantagens para fazer investimentos em imóveis, acredita que isso pode ser uma boa opção para você?

Então aproveite e entre em contato com a gente que vamos te contar muito mais.

Nossos imóveis: www.felippealfredoimobiliaria.com


Lucas Wendling

Corretor de Imóveis, empreendedor e entusiasta das relações digitais.

Comentários

Comente! Sua opinião é importante.

Your email address will not be published.